Alto-falantes de cerâmica em forma de vaso unem tradição e tecnologia

Compartilhe essa ideia!

Argila, madeira, couro e lã estão entre os materiais utilizados na confecção de uma série limitada e numerada de alto-falantes que unem a tradição ancestral da cerâmica com a tecnologia wireless. A linha Mapuguaquén, que significa “o som da terra”, em mapuche, é produzida no sul do Chile a partir de técnicas artesanais e remete à estética regional.

O speaker foi criado a partir de uma iniciativa do Documentary Design, estúdio do chileno Pablo Ocqueteau e da alemã Philine von Düszeln dedicado à concepção de projetos culturais interdisciplinares nas áreas de cinema, fotografia e design que tratam questões como imagem, materialidade e identidade. A ideia é “devolver o protagonismo ao artesanato tradicional e fazer dos conhecimentos e habilidades antigos ferramentas essenciais para a construção do futuro”, defendem.

Produzidos em conjunto com uma ONG local, os alto-falantes sem fio são feitos com materiais biodegradáveis e uma árvore nativa é plantada cada vez que um aparelho é vendido. A primeira série limitada está à venda no Kickstarter, com opções de alto-falantes mono, 2.1 e estéreo.

Segundo a empresa, a forma esférica do produto beneficia o comportamento de transmissão dos alto-falantes de duas maneiras: evita ressonâncias agudas dentro do vaso e suaviza o efeito de foco em altas frequências no ambiente.

 

 

 

 

 

casavogue.globo.com/Design

Comentários

Compartilhe essa ideia!